Marketing - Como fazer meu site aparecer no Google ? Parte 1

Como faço para aparecer no Google ?Porque meu site não aparece no Google ? 

Se o seu site ainda não apareceu no Google:

1.   Provavelmente o seu site ainda não foi indexado pelo Google;

2.   Se o seu site é NOVO, a indexação no Google pode demorar de 2 a 8 semanas; 


 

Para o sucesso de uma loja virtual você precisa de 4 elementos:   

1.   Produtos que pessoas querem comprar;

2.   Bom serviço;

3.   Bom preço;

4.   Marketing ( Aqui é onde o Google, Yahoo, MSN e outras ferramentas de buscas servem como aliados para o crescimento da sua loja virtual )Sem esses elementos, sua loja estará em desvantagem comparada à outras lojas virtuais. Se você seguir os passos abaixo, a respeito de MARKETING, te garanto que o seu sucesso será mais fácil.


 

MARKETING:

         Quase a metade de todos nossos clientes fazem essa pergunta: "Porque meu site não aparece no Google, ou quando, ou como fazer aparecer no Google ?"

O Google é uma ferramenta que hoje em dia é muito importante no sucesso de muitos empresários como você. O por isso sempre dessa pergunta. 

Primeiro vamos entender como o Google e outros buscadores funcionam. O Google e outros buscadores como Bing, Yahoo, Buscape, MSN são independentes e contam com a popularidade de seus sites de busca para fazer o mais importante a eles, que é ganhar dinheiro. O Google hoje em dia é uma das companhias mais bem remuneradas do mundo e para alcançar este objetivo, os buscadores fazem uma indexação de tudo que existe na Internet, incluindo o seu site / Loja Virtual.  

Conteúdo relevante faz seu site aparecer no Google

Para que seu site seja indexado por esses sites de busca vamos aos passos que e importante:


 

Passo 1:  Informações relevantes.

 

Se seu site não possuir informações, ninguém encontrará sua loja.  Por exemplo, quando um produto é adicionado no seu site sem o nome correto e descrição, ninguém encontrará o sua loja virtual.

Um erro muito comum que acontece com pessoas que estão montando uma loja virtual é adicionar a imagem, nome, modelo e preço e esquecer um detalhe muito importante que é a descrição do produto. O Google não lê imagens, e sim o texto da descrição e o nome do produto.

Os seguintes passos devem ser seguidos, ao adicionar um produto:

Meta Tag, Meta Palavra Chave, Meta Descrição

  • Descrição do produto:  Texto completo com informações do produto.

  • Nome e modelo:  Quando pessoas procuram algo na internet usando os buscadores, eles irão usar NOME e MODELO e DESCRIÇÂO.

  • Meta palavras-chave: São as palavras relevantes ao produto. Ex: Celular Motorola, 4G, 3 chip, 4gb de memória, Touch Screen, Modelo 2012.

  • Meta Descrição: Ex, Novo modelo Motorola Xpx 2012  Telefone 4g, um dos telefones mais rapidos e economicos do mundo.

  • Meta Tag: Ex, Motorola, Telefone Celular 4g, Motorola Xpx.

     


 

O mais importante é que sua loja tenha as informações necessárias. Imagens irá ajudar porém o Google exclusivamente precisa do texto e palavras chaves para indexar sua loja virtual.  


 

  Você já deu o primeiro passo que foi montar a loja. O segundo passo é fazer com que as pessoas encontrem seu site, e você venda bem seus produtos. Todo conteúdo que esta na Internet esta lá para ser encontrado.  Sem boas informações não tem como encontrar sua loja.  

Exemplo.  Uma loja que vende baterias.  Se o produto não tem número, modelo ou descrição isso  dificulta o cliente encontrar sua loja e fazer uma compra.

Sempre adicione outras coisas simples como o endereço de onde a loja é localizada.  Vamos supor que você procura uma loja especializada em baterias no centro de São Paulo.  Como encontrar?  Simples.  E só fazer uma busca no Google  =  Bateria, modelo 555DF-J,  São Paulo Centro. Google por sua vez vai pesquisar estas palavras chave e retornar tudo que tem “bateria –555DF-J – São Paulo Centro”.  Ou seja, se sua loja tem essas informações, será uma das primeiras na lista do Google.  Porém, se estiver faltando alguma informação, sua loja será somente mais um link entre milhares de paginas que os buscadores irão mostrar.

 


 

 Fato:  Todos os buscadores são independentes de outras companhias ou ações de usuários. Os buscadores por si próprios fazem uma varredura (indexação) da internet e está o tempo todo indexando, registrando, catalogando informações apresentadas em toda Internet.  Essas informações são classificadas como palavras  chaves.  Por isso e SUPER IMPORTANTE adicionar todas as informações de seu produto em sua loja como o  nome, modelo, números, descrição, palavras chave, tags.



Na área de administração de sua loja;

Entre em  Catalogo > Produto > Editar
=
Titulo >  Muito importante o titulo correto: Ex: Sony Vaio
, Modelo = MX555

Entre em Catalogo > Produto > EditarAba Geral:

Meta palavras-chave: Palavras que sao relacionadas ao seu produto. Exemplo:  Bateria, 555TD-F, Sony Vaio.

Meta descrição: Uma descrição breve do produto:  Bateria modelo 555TD-F para computador Sony Vaio

Tags: Pontos de busca e referencia:  Pode ser bem parecido com Meta palavras chave > Bateria, 555TD-F, Sony Vaio.



Resumo:  Todas essas áreas de informações são importantes.  Lembre-se que se não tem a informação, o cliente que esta procurando seu produto não vai lhe encontrar.  O site que tem informações mais completas e RELEVANTES são os sites mais bem sucedidos.  

A regra é simples: Quanto mais completo são as informações maiores será as chances de sua loja ser encontrada.